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Althoff é case de sucesso na revista Supermercado Moderno

21 de junho de 2017

O Althoff teve um crescimento real no ano passado que deixou para trás o desânimo, o imediatismo e as urgências improdutivas. A rede não perdeu vendas nem resultados, continuou investindo, encontrando novas soluções, tomando novas decisões. Não perdeu o foco no negócio.

Alguns ganhos em 2016

  • 14,7% alta real nas vendas
  • 41% alta de cupons em loja gourmet
  • 20% alta tíquete médio na mesma loja

Com 65 anos, o Althoff é uma das redes mais antigas de Santa Catarina. Na terceira geração de sucessores, a varejista decidiu que já era hora de entregar a gestão do negócio a profissionais do mercado. O processo teve início em dezembro de 2015 e já impactou positivamente nas vendas de 2016: crescimento real de 14,7%, alcançando R$ 182,4 milhões. “Hoje, toda a diretoria operacional é formada por executivos. Coube à família analisar estatísticas, indicadores, estratégias”, afirma Ricardo Althoff, vice-presidente da companhia. “Ganhamos agilidade e assertividade na tomada de decisão”, diz. Em setembro do ano passado, a rede fez sua primeira aquisição. Comprou três lojas de um concorrente. Em poucos meses, as unidades passaram por reformas e redefinição do mix, o que as fez contribuir com 5% do faturamento em 2016. Reformas também foram realizadas em outras lojas da Althoff. Em uma delas, de 700 m², o layout mudou e o sortimento ganhou perfil gourmet. Com isso, fechou o ano com aumento de 41% no número de cupons emitidos e de 20% no tíquete médio. Ao longo de 2016, a rede substituiu fornecedores de açougue e padaria em busca de melhores preços e qualidade.

No açougue passou a trabalhar com cortes mais nobres. Na padaria, ampliou o mix de tortas com novos sabores e formatos. E no hortifrútis incluiu produtos processados, como saladas de folhas e de frutas para consumo imediato. “As vitrines ficaram mais atrativas e as vendas subiram”, afirma Althoff. Outro ponto foi a criação de metas de vendas, perdas, quebras e despesas para as lideranças de loja. A rede investiu em um sistema de gestão e na aquisição de um software de BI (business intelligence), que elevou a produtividade. “Usamos o BI para medir a efetividade das ações do comercial, em especial a análise da margem de contribuição, que tornou as decisões mais racionais,” comemora.

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/negocios/tres-redes-do-sul-crescem-acima-da-inflacao?dest=roberto.althoff%40gmail.com&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=NEWSLETTER%20SM_20170621&
Foto: Ulisses Job

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